Tratamento de insuficiência mitral com MITRACLIP demonstra bons resultados mesmo em pacientes frágeis

Estudo publicado este mês no JACC: Cardiovascular Interventions demonstrou que o tratamento da insuficiência mitral por cateterismo utilizando o dispositivo mitraclip foi seguro e eficaz em pacientes considerados frágeis (alto risco cirúrgico) e semelhente aos resultados obtidos em pacientes de menor risco.

Os achados são muito importantes pois demonstram que a técnica pode ser aplicada nesta população especial de pacientes que até então eram mantidos em tratamento clínico apesar dos resultados pouco animadores. Além de resultados semelhantes a pacientes menos frágeis ficou demosntrado no estudo uma significativa melhora da qualidade de vida e da capacidade de exercer atividades da vida cotidiana.

A insuficiência mitral é uma doença extremamente frequente e quando grave necessita de intervenção cirúrgica por causar vazamento em uma das válvulas do coração e sintomas especialmente de falta de ar.

 

Mais informações em:

http://www.drdiegogaia.com.br/insuficiencia-mitral

 

Fonte: 

Metze C, Matzik AS, Scherner M, et al. Impact of frailty on outcomes in patients undergoing percutaneous mitral valve repair. J Am Coll Cardiol Intv. 2017;Epub ahead of print.

Arnold SV. Frail elderly—the ideal patients for MitraClip. J Am Coll Cardiol Intv. 2017;Epub ahead of print.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar