Cirurgia Cardiovascular Robótica

O que é a cirurgia do coração robótica?

A cirurgia robótica do coração é uma forma menos invasiva de corrigir defeitos cardíacos que habitualmente necessitariam de uma cirurgia de peito aberto (por esternotomia). Ela é um dos tipos de cirurgia minimamente invasiva.

Nestes procedimentos o cirurgião utiliza um sistema robótico especialmente desenvolvido para este fim. O sistema possui braços robotizados extremamente finos que são controlados pelo cirurgião permitindo a realização de diversos tipos de cirurgia sem a necessidade de abertura completa do tórax.

Esta tecnologia tem melhorado a maneira que diversos procedimentos cardíacos são realizados permitindo ao cirurgião realizar cirurgias complexas por pequenos orifícios no tórax com precisão de movimento e melhoria dos resultados cirúrgicos. Isto significa na maioria dos procedimentos uma recuperação mais rápida e com menos dor.

O sistema robótico é conhecido por Da Vinci e tem sido utilizado rotineiramente nas mais diversas especialidades em centros de excelência.

No sistema DaVinci o cirurgião controla os braços robóticos por meio de um console colocado ao lado do paciente permitindo a manipulação simultânea de até 4 braços robóticos simultaneamente.

Tipos de procedimentos robóticos cardíacos

• Troca valvar mitral
  • Reparo (plastia) valvar mitral
  • Troca valvar tricúspide
  • Reparo (plastia) valvar tricúspide
  • Troca valvar aórtica
  • Miectomia septal
  • Correção de comunicação interatrial
  • Correção de Forame Oval Patente
  • Remoção de tumores cardíacos (mixomas e fibroelastomas)
  • Doenças do pericárdio
  • Revascularização do miocárdio (ponte de safena/mamária)

Quem é candidato a cirurgia cardíaca robótica?

Apesar da diversidade de procedimentos que podem ser realizados por robótica, é fundamental a realização de exames específicos para determinar se seu caso é apropriado para esta técnica. Os exames incluem ecocardiograma, radiografia de tórax e em alguns casos cateterismo cardíaco e tomografia.

Somente um cirurgião habilitado na técnica poderá determinar a adequação e viabilidade do caso na dependência da avaliação clínica e dos exames de forma detalhada.

Como é feito o procedimento?

O sistema robótico DaVinci é composto de 3 partes:

1. Sistema de câmera 3D (tridimensional) de alta resolução
  2. Pequenos e finos instrumentos construídos para imitar o movimento das mãos do cirurgião com extrema precisão
  3. Console de controle que permite ao cirurgião controlar os movimentos do robô.

Passos do procedimento

Preparo

Antes do procedimento você deve conversar com seu médico para esclarecer as expectativas antes, durante e após a cirurgia além, dos benefícios e riscos esperados.

Você também será avaliado por um anestesiologista com treinamento específico em cirurgia robótica. Detalhes como o momento de internação e jejum pré operatório, além da avaliação de eventuais medicamentos que devem ser suspensos/continuados também serão discutidos com a equipe.

É muito importante que você discuta e informe a equipe médica de todas as medicações utilizadas bem como alergias medicamentosas e de alimentos.

Durante

Inicialmente, pequenas incisões (menores que 1 cm) chamadas de “ports” são realizados entre as costelas. É por estes pequenos espaços que os instrumentos do robô e câmera alcançam o seu coração.

Os instrumentos são a seguir conectados aos braços do robô que permitiram o seu controle.

O cirurgião principal se posiciona ao lado do paciente em um console de controle, enquanto outros cirurgiões habilitados monitoram e auxiliam a cirurgia ao lado do paciente. Utilizando um sistema de visão 3D, o cirurgião pode enxergar com precisão dentro do paciente.

O cirurgião mantem o controle constante dos instrumentos  robóticos sendo impossível a movimentação dos instrumentos sem o comando do cirurgião.

Nos procedimentos em que a utilização da circulação extra corpórea é necessária ela também é realizada por técnica minimamente invasiva.

Após o procedimento

Após o procedimento todos os pacientes são encaminhados para unidade de terapia intensiva (UTI). Lá os principais sinais vitais são monitorizados (batimentos cardíacos, oxigenação, pressão arterial). Normalmente os pacientes permanecem na UTI por 24-48 horas após o procedimento.

É permitido caminhar após 24-48 horas. E em média após 3-4 dias os pacientes retornam para casa.

A equipe multiprofissional acompanha o paciente após a sua alta em diversas consultas que incluem toda a orientação de retomada de suas atividades como programas especialmente elaborados para reabilitação.

A retomada das atividades é significativamente mais precoce e habitualmente os paciente voltam a realizar suas atividades em 7-10 dias após o procedimento.

É importante que mudanças do estilo de vida sejam realizadas adicionalmente, incluindo:

• Parar de fumar
  • Tratar o colesterol
  • Controle de pressão alta (hipertensão)
  • Controle do diabetes
  • Realização de atividades físicas
  • Controle de peso
  • Participação em programas de reabilitação

Riscos e Benefícios

Quais os benefícios da técnica?

Comparado com a cirugia convencional os benefícios da cirurgia robótica podem incluir:

• Menores incisões e cicatrizes
  • Menos trauma
  • Menor tempo de internação hospitalar (em media de 3-4 dias)
  • Menor uso de analgésicos
  • Menor sangramento e necessidade de transfusão sanguínea
  • Menor risco de infecção
  • Menor risco de arritmia
  • Recuperação e retorno as atividades habituais mais rápida

Vale ressaltar que a cirurgia robótica não é indicada para todos os casos e que somente uma avaliação médica completa pode determinar se o caso é adequado para a técnica. A cirurgia cardíaca robótica é um procedimento complexo que requer treinamento especializado da equipe cirúrgica e não apenas do cirurgião principal.

Quais os riscos da técnica?

Assim como em outros procedimentos cardíacos, existem riscos envolvidos que dependem da gravidade da doença e da situação atual do coração. A quantificação do risco somente pode ser realizada de maneira individualizada após a avaliação do quadro clínico e dos exames por uma equipe treinada.

A cirurgia minimente invasiva envolve riscos semelhantes a cirurgia convencional como:

• Sangramento
  • Derrame
  • Infecção
  • Arritmia
  • Morte

Além disso, existe a possibilidade de conversão, apesar de raro, para um procedimento convencional se a equipe determinar que não é seguro continuar com o procedimento robótico.

Prof. Dr. Diego Gaia

Onde Estamos